Arquivo

sábado, 26 de abril de 2014

FIM DE UMA ERA

Esportes
Jornal Diário da Manhã
Kleiton Vasconcellos
Passo Fundo, 25/04/2014

O FIM DE UMA ERA


A semana em que o Estádio Wolmar Salton completou 57 anos foi de despedidas. Negociado ao Hospital São Vicente de Paulo, o lugar onde o Sport Club Gaúcho escreveu a maior parte da sua história deu seus últimos suspiros como uma praça esportiva. Com a demolição do pavilhão, o local perdeu os contornos característicos e agora prepara-se para salvar vidas, através de serviços hospitalares.

O processo de demolição foi alterado, visto que a estrutura vinha sendo frequentada por pessoas eu estavam depredando ainda mais as já frágeis paredes. O ápice ocorreu na semana passada, quando um princípio de fogo destruiu o espaço onde antes eram as cabines de imprensa – ao mesmo tempo, inutilizou 15 das 980 cadeiras. Desta forma, iniciou-se a desmontagem da obra.

Com  entrada de um pesado maquinário e de caminhões-caçambas, pouco a pouco as paredes caíram. O que pode ser reaproveitado, como traves, 965 cadeiras e estruturas de ferro das arquibancadas-sul foram separados. “Nós já separamos tudo isso e estamos buscando um local para guardá-las até a conclusão da nova Arena. Cinco pessoas, Gaúcho de coração, se prontificaram a ceder um espaço para guardar a nossa história” afirmou o presidente do SC Gaúcho, Gilmar Rosso. Conforme o dirigente, o clube encaminhou um ofício para que a prefeitura autorize a utilização do Ginásio Teixeirinha como “cofre” do que será reaproveitado. “O Teixeirinha fica ao lado da Arena e é muito prático, pois nos poupa de bancar o transporte dessas cadeiras, traves e estruturas” complementou Rosso. Caso a prefeitura não ceda o ginásio, as alternativas apresentadas pelos torcedores do clube serão utilizadas.

GILMAR ROSSO
Em paralelo, o entulho proveniente da demolição já estava sendo levado a um novo local. “Estamos utilizando o material para nivelar o terreno da Arena. Isso não é um entulho, é sim a história do Gaúcho que vai junto para o futuro, com a Arena” complementou Rosso. Toda a demolição do Estádio deve ser concluída na semana que vem – mesmo prazo para a retomada das obras de construção da Arena.

À DISPOSIÇÃO
Tão logo o drama de onde seriam depositadas as cadeiras do Wolmar Salton foi estampado no Jornal Diário da Manhã, várias pessoas se colocaram à disposição para guardar o material. O empresário Pedro Lago, torcedor do clube, foi um dos que quer ajudar. “Tenho um bom local, uma antiga fábrica e seria uma honra ajudar o clube, sou Gaúcho de coração” afirmou Lago.


Outro que se dispôs foi o diretor do Sest Senat, Paulo Faccio. “Logo que vi no jornal, liguei para o presidente Gilmar e coloquei a nossa estrutura à disposição. Temos um campo de futebol 7, onde 100 dessas cadeiras podem ser utilizadas até a Arena ficar pronta” contou. 

Ele, que foi zagueiro do clube entre 1971 e 1980, guarda grandes recordações do Estádio Womar Salton. “Eu tenho uma história curiosa aqui: era o capitão do time e sempre busquei, nos sorteio, que a gente atacasse no 1º tempo para o Boqueirão, onde a torcida botava pressão no goleiro adversário. Esse estádio me trás recordações boas e tristes, de jogos ganhos e perdidos” relembrou. Para Faccio, que jogava sob o apelido de Mário Tito, o melhor Gaúcho foi de 1972. “Carlos Alberto; Gringo, Mário Tito, Daizon Pontes e Luis Carlos; Raul, Roberto e Luis Freire; Leivinha, Bebeto e Serginho. Com esses, a Dupla Gre-Nal sofria aqui” expôs.  

57 ANOS RECÉM-COMPLETOS 
De acordo com informações do historiador Marco Antonio Damian, o Estádio Wolmar Salton foi inaugurado em 24 de abril de 1957 (na quinta-feira fez 57 anos) no jogo Gaúcho x Grêmio. Ainda não tinha nome, portanto não se chamava Estádio Wolmar Salton. O Grêmio venceu por 8x2. Os gols do Gaúcho foram marcados por Armando Rebechi e Careca, que se chamava Oli Albuquerque, que depois foi empresário do ramo de máquinas agrícolas em Passo Fundo. O Gaúcho saiu vencendo por 1x0, gol do Rebechi, o primeiro do estádio.


O Gaúcho atuou com: Rebequinho, Finco, Vete e Hugo Loss; Branco Ughini e Alberi Ribeiro (Nicanor); Enir (Perez), Vetinho, Careca, Rebechi e Aderbal Pitágoras.

O Grêmio teve: Onetti, Figueiró, Airton Pavilhão e Bob; La Guardia e Enio Rodrigues; Toquinho, Gessy, Juarez, Delém e Vieira. Com exceção do goleiro Onetti, o lateral Bob e o volante La Guardia, este era paraguaio, o restante vestiu a camisa da seleção brasileira. Delém jogou no Vasco e no River Plate e depois foi treinador das categorias de base do River e do Boca. D'Alessandro foi treinado por ele na base do River.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

DESTINOS ....

Jornal Diário da Manhã

DÚVIDA ALVIVERDE : ONDE COLOCAR AS CADEIRAS

Autor: Kleiton Vasconcellos


No final de 2012, o antigo Estádio Wolmar Salton, localizado no centro de Passo Fundo e pertencente ao Sport Club Gaúcho, foi vendido ao Hospital São Vicente de Paulo. Passado um ano, o Alviverde obteve uma área localizada próximo ao Ginásio Teixeirinha, no bairro Boqueirão, onde iniciou a obra da sua futura Arena Wolmar Salton. 

O velho estádio já foi destruído e a nova arena não está pronta. Assim, onde o Alviverde guardará as cadeiras e traves, que serão “transplantadas” de um local ao outro?

O problema aumentou muito nos últimos dias. Na semana passada, foi verificado que pessoas haviam invadido o antigo estádio e colocado fogo no local onde antes eram as cabines de imprensa. Assim, a direção do HSVP decidiu demolir a velha estrutura, já visando obras no local. O presidente do SC Gaúcho, Gilmar Rosso, foi informado e providenciou a retirada de aproximadamente 900 cadeiras e das traves, que serão reutilizadas na futura arena.

Agora, há um problema: onde colocar os objetos retirados? “Coloquei no meio do campo enquanto estou buscando destino. Se nós já tivéssemos o Ginásio Teixeirinha, era lá que guardaríamos tudo. Mas, como não há definição sobre o Ginásio pela prefeitura, não sei o que fazer” afirmou o presidente. Até o momento, as cadeiras estão empilhadas no centro de onde era o gramado do histórico estádio.

Ginásio x Arena


A construção da Arena Wolmar Salton iniciou em dezembro do ano passado, mas parou pouco depois, quando surgiu a possibilidade do Alviverde assumir também o Ginásio Teixeirinha, que fica ao lado. Uma proposta foi encaminhada à prefeitura, que ainda não deu resposta. “Estamos parados há quatro meses, esperando definição da prefeitura. Vou reiniciar as obras sem essa decisão, pois estamos perdendo dinheiro. Reinício a Arena o quanto antes” complementou Gilmar Rosso.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

segunda-feira, 21 de abril de 2014

REAFIRMA PROPOSTA


Jornal O Nacional 
Créditos: LC Schneider

GAÚCHO QUER ASSUMIR O TEIXEIRINHA 

Clube REAFIRMA INTERESSE e está ainda mais próximo do Ginásio

Na condição de candidato único, o Sport Clube Gaúcho reafirmou o interesse em assumir o Ginásio Teixeirinha. Na quarta-feira passada, dia 9, o presidente do Gaúcho, Gilmar Rosso, entregou uma nova proposta ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva. 

A proposta inicial foi apresentada após a Prefeitura de Passo Fundo oferecer o local para exploração da iniciativa privada. O ginásio, uma enorme e polêmica edificação pública, foi interditado pelo município antes do edital. 

O Gaúcho apresentou a única proposta pelo local e, agora, detalhou a sua proposição. “Reafirmamos nosso interesse com um adento à proposta inicial, pois pretendemos anexar o ginásio à nossa área”, disse o presidente. 

No local, o Gaúcho construirá a Arena Wolmar Salton. Agora o clube aguarda apenas por uma nova resposta da prefeitura.

A negociação

A Prefeitura de Passo Fundo, pelo processo 2013/2937, colocou o Teixeirinha para exploração em edital. A única resposta veio do Sport Clube Gaúcho, vizinho do ginásio. Após alguns meses a proposta foi analisada e novos estudos foram realizados. Nesse período, em reunião do ‘Conselhão’, foi sinalizado que a prefeitura não deveria fazer investimentos no local.

O município deu prazo de 30 dias para que o Gaúcho detalhasse sua proposta. A posição do clube foi firmada após ouvir conselheiros e dirigentes, segundo explicou Gilmar. 

“Ouvimos o ex-prefeito Airton Dipp, os advogados Dárcio Viera Marques e Alberi Falkembach Ribeiro, Marco Stefani, Rui Mattos de Souza e Dárcio Palma, dentre outros, e decidimos reafirmar a proposta para assumir o ginásio”. 

O dirigente também explicou que o Gaúcho preenche todas as exigências legais para isso e que a proposta é ampla. “É uma área que poderemos disponibilizar com segurança para prática esportiva em várias modalidades”.

Jornal O Nacional 
Créditos: LC Schneider/ON
Ginásio Teixeirinha foi inaugurado em 2004


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Treinos ...

Jornal Diário da Manhã
Kleiton Vasconcellos / DM

PERÍODO DE TREINOS E MAIS....TREINOS !

A eliminação ao final da fase classificatória do 1º turno da Terceirona, consumada no último domingo (13), com a derrota de 4x2 do Sport Club Gaúcho para a Associação Garibaldi provocou um período incomum ao Alviverde. Em meio à competição, a equipe terá três semanas de treinos e aperfeiçoamento, em uma típica inter-temporada.

Quanto ao Primeiro turno ,a avaliação é positiva ."Podemos até entender que estamos no lucro, com duas vitórias e boas atuações em cinco jogos ,sendo 3 fora e duas em Passo Fundo .Ano passado,com comissões técnicas  renomadas,perdemos 10 jogos em sequência" relembrou  presidente.

A notícia, contudo, não é de todo mau vista pela agremiação. Da escalação que terminou o 1º turno, pelo menos quatro jogadores titulares não teriam condição de entrar em campo hoje, quando seria realizado um jogo contra o Rio Grande (caso o Alviverde tivesse classificado): o lateral-esquerdo Andrius, o meia Tairone, o atacante Pedrinho e o centroavante Léo. 

“Vamos aproveitar esse período para recuperar os nossos jogadores lesionado, corrigir alguns problemas e quem sabe até reforçar o elenco com um meio-campo. Também precisamos recondicionar fisicamente os atletas, fazer trabalhos táticos e ficar na ponta dos cascos para o returno” afirmou o presidente Gilmar Rosso. Para tanto, os jogadores não terão folga especiais – apenas serão liberados na Páscoa.

Caso o SC Gaúcho tivesse obtido a classificação, que escapou por apenas um gol (pois houve empate em pontos com o TAC), o clube teria dificuldades para cumprir os compromissos. “Se a gente classificasse, iria jogar em Rio Grande, mas a um gasto somente nessa viagem de R$10 mil. Ainda teríamos desfalques com os cartões e lesões de quase meio time” aponta Rosso.

Outro fator positivo foi a presença do torcedor ;" No domingo eram 220 torcedores em dia de Grenal torcendo para o Gaúcho .Isso me deixa emocionado " encerrou o presidente .



segunda-feira, 14 de abril de 2014

Nota 1000

Torcedor  nota 1000








Alviverde fica na 5ª posição, não avançando para a próxima fase do primeiro turno

Em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão, o Sport Club Gaúcho perdeu por 4x2 para a equipe do Garibaldi. A partida aconteceu na tarde deste domingo no Estádio Vermelhão da Serra. 

Mesmo concorrendo com o clássico Gre-Nal, a fiel torcida do alviverde compareceu ao Vermelhão para assistir a partida.

Com a derrota, o Gaúcho ficou na 5ª posição do Grupo B, ficando de fora das quartas-de-final do primeiro turno da competição. O alviverde ficou com o mesmo número de pontos que o Três Passos, o quarto colocado, mas o critério de desempate foi o saldo de gols, tirando a vaga do time passo-fundense.

sábado, 12 de abril de 2014

SC GAÚCHO X GARIBALDI
Horário: 15:30
Dia : 13.04.2014
Valor Ingresso : RS 5,00
Estádio Vermelhão da Serra 

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Fácil assim

Boa tarde

Infelizmente não poderemos atender a vossa solicitação, os jogos deverão ocorrer todos no mesmo dia e mesmo horário, sendo mantido o horário das 15h30min.

Att

Rubens Rossetto Filho
ASSESSORIA TÉCNICA
DEPTO DE FUTEBOL PROFISSIONAL

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL
TRAVESSA FRANCISCO LEONARDO TRUDA
98 - 8º ANDAR - CEP: 90010-050
FONE: (51) 3214-6000
FAX: (51) 3214-6033
CENTRO - PORTO ALEGRE/RS
www.fgf.com.br

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Gols


Graças a RBSTV ,de SANTA ROSA, os Gols de TAC 1 x2 SC GAÚCHO.  06.04.2014

Link abaixo :

Gols TAC 1 x 2 GAÚCHO . Video RBSTV SANTA ROSA

Virou

DE VIRADA

Gaúcho venceu o TAC por 2 x 1 em Três Passos

O Sport Clube Gaúcho venceu, domingo, o Três Passos Atlético Clube por 2 x 1, no Estádio Luiz Medeiros em Três Passos.

Foi a segunda vitória da equipe no Campeonato Gaúcho de Futebol da Segunda Divisão. Na primeira etapa o TAC saiu na frente em cobrança de pênalti, quando Marcão cobrou, Céser fez defesa parcial, mas o atacante marcou: 1 x 0. No início da segunda etapa Pedrinho sofreu pênalti e Léo cobrou com perfeição para empatar: 1 x 1. Depois Tairone virou o jogo: Gaúcho 2 x 1. 

No próximo domingo o Gaúcho recebe o Garibaldi no Vermelhão da Serra.

sábado, 5 de abril de 2014

PARCEIROS ...

Sport Clube Gaúcho Renova Parceria com a UPF


Nesta sexta-feira, a Universidade de Passo Fundo e o Sport Clube Gaúcho renovam parceria, em assinatura do convênio marcada para as 14h30min, na sala de reuniões da Reitoria, no Campus I. 

O convênio foi assinado pela primeira vez em 2010, propiciando ao Gaúcho a preparação e a recuperação dos atletas do junto à Clínica de Fisioterapia da UPF, além de disponibilizar o campo de futebol,Academia ,Piscina ,etc... 

A parceria entre UPF e Gaúcho, através da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, conta com a participação de pesquisadores da instituição.