Dados Históricos
Nome: Estadio Wolmar Salton
Sigla: Estádio da Montanha
ESTÁDIO WOLMAR SALTON Em 1953 na gestão do Presidente Armando Menegaz e do Vice-Presidente Nilo Zimmermann, o Sport Club Gaúcho, adquiriu a área para construção de seu estádio.
Vale lembrar que o clube h
Treinava no campo do IE ou no Estádio Tingana, do Independente. Os jogos eram também no Tingaúna ou então no Estádio da Baixada que pertencia ao rival 14 de Julho.
A partir daí começaram as obras para cercar o terreno, aplaina-lo, gramar, instalar os alambrados, as goleiros, demarcação do campo etc. O clube contou com a ajuda da empresa Menegaz S.A. cujos funcionários trabalhavam voluntariamente nos finais de semana e ainda com os jogadores do Carlos Gomes, clube varzeano, que mesmo antes da inauguração do estádio já jogava pelo campeonato da cidade.
Foi o Carlos Gomes, por exemplo, quem comprou e instalou as traves. Foram quatro anos de muito esforço da direção alviverde, seus torcedores e colaboradores no sentido de concluir o estádio.
Ele foi inaugurado festivamente no dia 24 de abril de 1957, com a visita do Grêmio Porto-Alegrense em nossa cidade. O Grêmio era o campeão gaúcho e veio com seu time principal, exceção do goleiro Germinaro e do meia Milton Kuelle, que estavam lesionados.
O Gaúcho possuía um time amador, embora pertencesse à categoria profissional. Seu elenco de jogadores era composto por estudantes, militares e alguns atletas recrutados na várzea. O jogo terminou com o placar de 8 x 2 para o Grêmio.
Os dois trimes jogaram assim: Gaúcho: Rebequinho, Finco Vete e Hugo Loss; Branco Ughini e Nicanor; Enir (Perez), Vetinho, Careca, Armando Rebechi e Aderbal Pitágoras. O Grêmio: Onetti, Figueiró, Airton Pavilhão e Bob; La Guardia e Ênio Rodrigues; Toquinho, Gessy, Juarez, Delém e Vieira.
Apenas por curiosidade. O Grêmio tinha dois super-craques, Airton e Gessy. Bob vinha do Botafogo RJ, Figueiró, do Santos, e Delém, prata da casa, depois se consagrou como jogador do Vasco da Gama e River Plate da Argentina. Figueiró, Airton e Ênio Rodrigues, haviam sido campeões Pan-Americanos com a seleção brasileira, em 1957, ou seja, apenas um ano antes.
No dia da inauguração não havia lugar para sentar, pois não foram construídas as arquibancadas. Ao chegar ao estádio o torcedor Wolmar Salton se comoveu com a situação e doou toda a madeira para construção de um pavilhão social para o clube. Por esta benemerência, o estádio recebeu oficialmente seu nome. Melhorias foram sendo acrescentadas ao logo dos anos.
Em 1967, quando o clube jogou pela primeira vez na divisão especial foram construídas novas arquibancadas, atrás de uma das goleiras e na parte oposta ao velho pavilhão. Da década de 1970, o estádio foi iluminado (1977) e novo pavilhão, com cabines de imprensa foi construído. Há pouco mais de três anos, em razão de pendências judiciais o imóvel pertencente ao clube foi leiloado. A destinação final do imóvel ainda depende de recursos judiciais, mas a atual diretoria do clube tem esperanças de retomar o estádio e revitaliza-lo para futuras competições.
Dados Históricos por: Marco Antonio Damian
Nenhum comentário:
Postar um comentário